O Iluminado: Livro X Filme (🎃 Especial de Halloween 🎃)

Eaí pessoal,

🎶 Spooky Scary Skeletons 🎶
O Natal dos góticos, mais conhecido como o Halloween já chegou, e por que não comemorar essa data maravilhosa com uma review de uma das melhores obras de terror de todos os tempos??
Há algumas semanas atrás eu terminei de ler O Iluminado, que é também o primeiro livro que li do Rei do Terror, Stephen King. Sempre gostei muito de livros de suspense e mistério, que é basicamente o gênero desse livro, e esse foi um dos motivos para eu escolher esse livrinho pra ler (hehehe).

Eu evitava de assistir o filme, por que eu queria ler o livro antes. E foi isso que eu fiz. Basicamente no dia que eu terminei o livro eu fui assistir o filme, e por isso, vou fazer hoje uma comparação entre as duas obras, mostrando suas diferenças além de seus pontos negativos e positivos.

🎃
🎃
🎃

Para começar com a nossa review vou mostrar á vocês a famosa (nem tanto assim)  ✨Sinopse da Lígia✨, feita inteiramente por mim:

Essa família do barulho vai aprontar aprontar altas confusões nesse hotel mal assombrado, assista hoje na Sessão da Tar- pera, sinopse errada.


O Iluminado

Á procura de um novo emprego, Jack Torrance encontra uma vaga no famoso hotel Overlook. O emprego consiste em cuidar do hotel, que fica desocupado durante o rigoroso inverno do local. Ele poderia levar sua esposa Wendy e seu filho pequeno, Danny, para lá. A nova oportunidade de trabalho é um a forma de Jack recomeçar sua vida, ele poderia voltar a escrever sua peça e melhorar seu cenário com sua família. Tudo parece perfeito, porém, o hotel é um local mais sombrio do que se imagina, coisas terríveis aconteceram por lá, e Danny,  que possui poderes psíquicos, consegue ver esse passado tenebroso do hotel. Quem possui esse dom é chamado de iluminado, e por algum motivo, as forças malignas do hotel se tornam mais fortes por causa de Danny, se tornando um lugar perigoso para família Torrance.


Bom, a basicamente essa  sinopse serve tanto para o filme quanto pro livro, então, vamos falar sobre cada um agora. MAS, antes de tudo, quero avisar que essa postagem pode conter pequenos spoilers, nada que vá entregar o enredo ou destrua sua experiência, mas é sempre bom avisar né. Não se preocupem por que eu vou sempre avisar antes de dar algum, ok?... Bom, chega de enrolação e vamos direto á nossa resenha:



O Livro



O Livro foi escrito em 1978, pelo Stephen King.
O narrador do livro é em terceira pessoa (onisciente), e muda o ponto de vista ente Danny, Jack e Wendy. O que eu gostei muito é que o Stephen King consegue mostrar a visão dos personagens de um jeito muito convincente. Quando ele conta a história pela visão de Danny por exemplo, ele narra de uma forma mais inocente e pura, já que menino só tem 4 anos. Quando é pelo ponto de vista de Jack, é narrado de forma mais madura e amarga. Isso torna os personagens muito mais realistas.E com personagens mais realistas, você acaba criando uma simpatia por eles, e criando um laço com cada um, o que faz a gente torcer pra que nada de ruim aconteça com nenhum deles. Principalmente com o pequeno Danny, ele é um amorzinho


~Sobre os personagens~


*Antes, gostaria de avisar que eu vou me aprofundar um pouco mais na história do livro nessa parte, se você quiser ler sem saber quase nada da história, essa parte pode acabar estragando um pouquinho da surpresa. Se quiser pular, volte a ler a partir do asterístico vermelho (*)

Jack é um personagem com um passado conturbado. Teve problemas familiares na infância, o que provavelmente construiu sua personalidade agressiva atual. Ele não é uma pessoa ruim, porém ás vezes perde o controle, e pode se tornar violento, como quando quebrou o braço de Danny acidentalmente quando o menino tinha apenas 2 anos. A perda do emprego de professor em uma escola também foi causada por seus "ataques de raiva". Além disso, ele teve inúmeros problemas com bebidas, o que acarretou em vários transtornos em sua família. E é por isso que Jack está tão motivado á trabalhar no hotel, ele largou a vida de alcoólatra e quer recomeçar tudo, e assim poderá provar para sua esposa que consegue mudar. Pelos acontecimentos passados em sua vida, a gente já percebe que ele não é uma pessoa com a sanidade 100% estável. E pessoas assim são muito mais suscetíveis a enlouquecer no hotel (como já aconteceu com um homem que tinha trabalhado no Overlook antes). E esse é na verdade uns dos pontos mais importantes do livro: a queda da sanidade de Jack

Danny é provavelmente o meu preferido. Ele é muito inteligente para a idade dele, apesar de ter 4 anos ele entende as situações muito bem, claro que do jeito dele, afinal, ele é uma criança. Seus pais não sabem que ele é Iluminado, mas sabem que ele é diferente das outras crianças. Quando Danny tem visões, ele acaba tendo convulsões, e por isso, seus pais pensam que ele apenas tem problemas com convulções. Sobre ele ás vezes "saber coisas" que ele talvez não seria capaz de saber, eles acham que pode ser apenas intuição. A primeira pessoa que descobre seu poder é Dick Halloran, um cozinheiro do hotel que o conhece um dia antes do hotel fechar temporariamente. Dick também é Iluminado, e ensina ao menino como lidar com seus poderes e que deveria tomar cuidado com o hotel, principalmente com o quarto 217, ele o alerta para nunca entrar nesse quarto. Apesar dos perigos do hotel, Danny tem noção que seu pai realmente precisa do emprego. E por isso não conta aos seus pais o Dick lhe disse.

Wendy, apesar de não ser tão focada quanto Danny e Jack, também é uma personagem muito importante. Ela é a única representação feminina no livro é a mais consciente do que está acontecendo no hotel. Mas é mais para o final do livro em que ela é mais desenvolvida.


*

*
Minha Opinião: Eu achei o livro espetacular, e eu recomendo demais a leitura dele. É muito dinâmico, você quase não repara o número da página que está lendo, o que é muito bom, significa que está realmente interessada com o livro. Ele cumpre muito bem o papel de livro de terror, até hoje foi o único livro que me fez sentir frio na espinha, e por ter muito mistério, eu ás vezes me pegava falando sozinha, tentando desvendar os segredos do Hotel Overlook. Gostei muito da história também, ela é bastante original. Acho que todo fã de terror e mistério que se preze deveria ler esse livro, e acho que até quem não curte muito o gênero deveria dar uma chance :)


 O Filme

Resultado de imagem para o iluminado filme
Depois dessa eu já saía voando desse hotel
O Filme foi lançado em 1980 (2 anos depois do livro), dirigido pelo aclamado Stanley Kubrick, estrelando Jack Nicholson, Shelly Duvall e Danny Lloyd
As pessoas que leram o livro acabam se dividindo em relação ao filme. Algumas não gostam dele ou o odeiam por tomar um rumo muito diferente do livro. Outras gostam exatamente pelo filme ser original e diferente. O que eu acho? Bom, na minha opinião, o filme é uma adaptação, não foi feito pra ser igual á obra original. Por isso, eu acho muito aceitável o filme criar uma visão diferente do livro.
Eu até que gostei do filme, apesar de achar o livro melhor. Mesmo sendo diferente do livro, existem algumas cenas super parecidas com as da obra original. Principalmente a cena de Jack conversado com o barman imaginário no bar do hotel, até o diálogo é igualzinho ao do livro.

Resultado de imagem para the shining movie gif

Eu assisti o filme tentando não pensar no livro, por que ás vezes a gente pode acabar se decepcionando com o filme por ele não ser parecido com a obra original. Mas é difícil não ficar comparando as diferenças, não é?  E algo que me incomodou muito foi a Wendy. Eu já não havia criado simpatia com a atriz (Shelly Duvall) desde o começo, e a personagem é totalmente o contrário da do livro, sendo submissa ao marido e muito assustada. Além da atriz não ser a melhor do mundo. Mas eu não vou botar a culpa toda nela, porque eu já ouvi falar que a Shelly foi abusada psicologicamente pelo Kubrick durante as filmagens. Teve inclusive, uma cena em que ela atuava que foi regravada 127 vezes até chegar ao ponto que o diretor queria.

Livro vs Filme | "O Iluminado" - por Stephen King e Stanley Kubrick

O Danny no filme também não é tão carismático quanto o do  livro. Na verdade, metade das cenas dele no livro, não estão no filme. Algumas muito importantes pro seu desenvolvimento foram deixadas de lado, e talvez seja isso que tirou a maior parte do carisma de Danny. Mas, talvez, o maior objetivo do diretor fosse focar no Jack. Se ele quisesse focar nos outros sem deixar de dar um foco maior ao Jack, o filme ficaria grande demais, talvez seja por isso que o Kubrick optou por cortar um pouco o desenvolvimento do personagem. MAS, algo que eu achei muito nonsense foi o filme transformar o amigo imaginário  de Danny, o Tony, no dedo do garoto. Tipo, literalmente. No livro, o personagem aparecia em visões ou sonhos, enquanto no filme, Danny conversa com seu próprio dedo, como se fosse Tony, e ele mesmo faz a voz de Tony, como se ele falasse pelo amigo imaginário. 


Resultado de imagem para the shining movie gif

Por fim, chegamos ao Jack, que é coincidentemente interpretado pelo Jack Nicholson (o Jack faz o Jack, ksksksks). Algumas pessoas (inclusive eu) consideram a melhor atuação na carreira do ator. O personagem é bem diferente do do livro.  No livro, o personagem, apesar de ter problemas com bebidas e ter seus ataques de raiva, ele não era uma pessoa ruim, e dava valor a sua família. Já no aqui, ele é um homem desapegado á sua mulher e filho, e demonstra não ser uma pessoa normal desde o começo. A parte provavelmente mais importante da história é a queda da sanidade de Jack, que acontece de modos diferentes nas duas obras:

[Spoiler Alert]: Cuidado, essa parte pode revelar um pouco o final da história*
  • Livro: Todo o comportamento anormal de Jack, acontece por causa do hotel. O Overlook se aproveita de pessoas com uma sanidade frágil, e aos poucos vai manipulando ele, até ele ficar totalmente possuído pelas forças do Overlook. O vilão aqui não é Jack, e sim o hotel.

  • Filme: Jack enlouqueceu por conta própria, as assombrações do hotel foram apenas um empurrãozinho para o abismo de sua loucura. Isso talvez deixe o longa mais realista. Um escritor frustrado e psicologicamente instável, fica meses isolado em um hotel com sua família, e acaba pirando na batatinha, decidindo tentar matar todo mundo. Faz sentido, não?

A Cena da Porta Quebrada

Resultado de imagem para the shining movie gif
Wendy super chocada
[Spoiler Alert]: Cuidado, essa parte pode revelar uma parte o final da história*

Essa é a cena mais famosa do filme, e talvez uma das mais famosas dos filmes de terror. O marido que já está louco, persegue Wendy até ela se trancar no banheiro do quarto de hotel. E então Jack quebra a porta do banheiro com seu machado para abrir a maçaneta, mas não antes de botar seu rostinho na parte quebrada da porta e gritar a famosa frase: HERE'S JHONNY!! Se eu não me engano, essa frase é de algum programa de TV americano, e o ator acabou improvisando essa fala na hora mesmo. 

A cena é bastante diferente no livro. Nele, Jack usa um taco de críquete ao invés de um machado, e toda a perseguição começa da escada, onde acontece uma verdadeira luta entre o casal. Diferentemente do filme, ambos Jack e Wendy ficam gravemente feridos. Wendy tem suas costelas e alguns outros ossos quebrados mas consegue enfiar uma faca nas costas do marido. Ela consegue se arrastar pelo corredor do hotel até chegar no quarto e se trancar no banheiro, e ainda tenta se defender quando ele começa a quebrar a porta do banheiro. Ou seja, o esforço que essa mulher teve pra sobreviver é enorme. 

No longa, a única coisa que ela faz pra se defender é se trancar no banheiro e passar a faca na mão dele. Falando assim parece um pouco ridículo, mas a cena no filme cria uma tensão incrível e junto com loucura do Jack Nicholson, ela ficou perfeita. Talvez seja por isso que eu não me sinto tão incomodada com todas essas mudanças. 


Curiosidades

Imagem relacionada
*Esse labirinto inclusive, é original do filme
No livro são arbustos em forma de animais
  • [Spoiler] No livro, outra diferença é que a palavra REDRUM é descoberta pelo próprio Danny em um de seus sonhos. Já no filme, ele escreve a palavra na porta e quando Wendy olha o espelho vê a palavra invertida, descobrindo seu significado
  • O Stephen King odeia a adaptação do Kubrick com todas as suas forças, provavelmente porque o filme tem um ponto de vista diferente. Dizem até que o King chegou a mandar um roteiro pro diretor, mas ele recusou, ainda chamando o autor de "Péssimo Roteirista" (TretaNews do Cinema)
  • Como o King não gostou nem um pouco do filme, ele mesmo decidiu produzir sua própria versão para as telinhas de O Iluminado. Foi uma mini série de 3 episódios feita em 1997. Ela foi um fracasso e não conseguiu superar o filme, tanto é que ela é pouco conhecida. É, não foi dessa vez, Stephen.
  • O quarto 217 teve seu número alterado no filme, porque o hotel usado nas filmagens não queria que seus hóspedes ficassem com medo do quarto, escolhendo assim o 237, que na verdade não existe 
  • Aquela famosa cena em que Danny encontra as gêmeas no corredor, não existe no livro. Na obra original ele apenas vê manchas de sangue na parede.
  • A arquitetura do hotel não faz sentido: além do detalhado trabalho de cenários, parece que o alguns deles foram planejados para não fazer sentido algum. Como o escritório do dono do hotel, que tem uma janela atrás, sendo que antes da câmera entrar na sala, dá pra ver que tem um corredor que fica atrás da janela.
⊱──────────────⊱──────────────

E é isso pessoal. Nossa review acaba por aqui. Parabéns para você aí que teve paciência para ler tudo, eu fico muito feliz com isso. Até a próxima

Agora me diga: Você prefere o Filme ou o Livro? Comente aí!!


Gif



0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada por comentar :3
*Não se esqueça de colocar a URL do seu blog para que eu possa visitar
*Aceitamos afiliações e "Seguindo, segue de volta?" somente se realmente gostarmos do blog e se o blog retribuir
*Antes de pedir afiliação, acompanhe o blog por algum tempo, e no mínimo siga. Não acho legal mal conhecer o blog e já ir pedindo afiliação.
*Aceitamos críticas construtivas
*Se quiser mais ajuda, entre na página "Contato"
*Se gostou do blog, dê mais uma olhadinha em nossos posts, e saiba que ficamos muito agradecidas pela sua visita♥♥♥

Template criado com ajuda do blog: Papo Garota. Tecnologia do Blogger.

Coisas de uma garota Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados